Páginas

quinta-feira, agosto 13, 2009

História Aérea Terceirence 1ª parte

O DEPOIS E O ANTES DA AEROGARE:
DEPOIS


ANTES

As Lajes desde de sempre que foi o Aeroporto mais propiamente Base mais movimentada dos Açores mas isto foi até ao tempo que SATA e a TAP aparecerem porque a SATA fazia vôos entre as ilhas que tinham aeroporto evidentemente mas a TAP começou em São Miguel e logo por isso a ilha verde ficou no topo dos vôos comerciais.


Mas vamos agora á hitória...


A base começou a ser construida em 1934 por portugueses mas o intresse dos americanos foi maior isto aconteceu na década de 40, em 2008 passaram 2700 aeronaves na ilha lilás as aeronaves tinham a nacionalidade Portuguesa com 5300 passagens, 250 americanas e 150 de outras nacionalidades e aterraram de emergência 48 aeronaves das quais 29 por razões mecanicas e 19 por razões de saúde dos passageiros.


A base têm 4 Kilometros de comprimento e 91 metros de largura de pista, a base é a unica do país que aterra o Space Shuttle só em casos de emergência extrema e o A380 também.


A base possui de 2 biliões de litros de combustivel em seu rodor, a pista é a unica dos açores que está aberta 24 horas por dia.


A pista será brevemente sujeita a obras de manutenção.

Agradecimentos aos senhores:
João Silveira (TEXTO)
Emanuel Costa (TEXTO)

3 comentários:

  1. Números interessantes.
    Não pensei que houve tanta discrepância entre os voos de matrícula portuguesa e os outros (nomeadamente os americanos...)

    ResponderEliminar
  2. Já estive aí muita vez, nunca no spotting infelizmente, é sem dúvida um sítio excelente para fotografar, eu pessoalmente acho que durante a guerra do golfo, isso aí deve ter sido fantástico. Adorava ter "apanhado" um F-117, enfim...
    Quanto às Aerogares, a nova tá excelente.

    ResponderEliminar
  3. Procuro informação escrita e fotos da presença do A 340 da Tap nas Lajes. Obrigado. tiagofurtadorodrigues@hotmail.com

    ResponderEliminar