Páginas

quinta-feira, maio 13, 2010

"Pessoas a dormir no chão no Terminal 2 na Portela"



“Existem açorianos que estão há dias a dormir no chão do Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa”. A denúncia é feita pelo Presidente do CDS-PP Açores, Artur Lima".
Com os voos a serem cancelados e com as companhias aéreas a não serem obrigadas a suportar despesas dos passageiros com alojamento e alimentação, à excepção dos que se encontram em situação de “trânsito”, “existem passageiros, algumas pessoas, idosos e doentes, estudantes, entre outros, que estão há dias a dormir no chão do Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa”, denuncia o líder popular açoriano.
“É certo que situações destas não são previsíveis, mas podem ser minimizadas as consequências. Afinal, para que serve a delegação do Governo Regional em Lisboa? O que fez para auxiliar estas pessoas, no intuito de lhes permitir um boa noite de sono ou as mínimas condições de higiene? Que mecanismos accionou o Governo Açoriano para evitar que estes passageiros passassem por esta situação? E o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores porque não activou, com o seu congénere nacional, um plano de apoio a estas pessoas? Porque não se diligenciou junto, por exemplo, da Cruz Vermelha Portuguesa para que estes passageiros pudessem ter sido alojados noutras condições?”, questiona Artur Lima.
Para Artur Lima esta situação “configura uma acentuada falta de respeito por cidadãos contribuintes açorianos” que terão sido “votados ao abandono” pelas entidades públicas competentes: “Estamos a falar de pessoas que se encontram sozinhas, outras sem dinheiro, outras ainda a acompanhar pessoas que se encontram em convalescença. As transportadoras não podem fazer muito mais do que têm feito; a ANA deixa o terminal aberto 24 horas para as pessoas terem onde pernoitar, visto que não há capacidade hoteleira em Lisboa; as lojas existentes no interior do terminal deram papelões aos passageiros para estes dormirem no chão; e o que fizeram as entidades públicas regionais?”.
 
Texto: RTP Açores
Imagem: Google Imagens

Sem comentários:

Enviar um comentário